Título:  Horror em Gotas
Autora: Karen Alvares
Edição: 1
Editora: Amazon
Ano: 2013
Páginas:  112 (ebook)
"Vou lhe contar uma história, mas você tem que prometer não contar a ninguém. Queime esses papéis.” Horror em Gotas reúne 30 contos de terror, uma gota por dia, um pesadelo por noite, para que você sinta o horror desses personagens na própria pele. Tranque as portas. Apague as luzes. Não olhe para trás. O medo está à espreita e o seu tempo está acabando. Tique. Taque."





Classificação:

   Supostamente você já deve ter ouvido falar da Karen Alvares em alguns blogs literários por aí, certo? Eu mesmo já falei dela aqui, quando resenhei seu conto Ninguém (confira aqui), e no Palácio de Livros, onde sou colunista, quando resenhei seu livro jovem-adulto Inverso (confira aqui). Mesmo assim, pra quem não conhece, segue abaixo uma pequena biografia dela. 

   Karen Alvares conta histórias para o papel há tanto tempo que nem lembra quando começou. Autora dos romances Inverso (2015) e Alameda dos Pesadelos (2014), é também organizadora de Piratas (2015). Foi publicada em revistas e antologias de contos, como Dragões (2012) e Meu Amor é um Sobrevivente (2013) e premiada em concursos literários nacionais. Apaixonada por mundos fantásticos, histórias de terror, chocolate e gatinhos, vive em Santos/SP com o marido e cria histórias enquanto pedala sua bicicleta pela cidade. Entre em contato com a autora:aqui

   Então, como eu já conhecia a Karen Alvares (e amado sua escrita e suas histórias), quando ela me apresentou Horror em Gotas, não pensei duas vezes. Certamente iria ler. E, como eu já esperava, me surpreendi muito, principalmente pela estrutura, pela escrita e pelas historietas que levam-nos a preternaturais feitos de horror e terror, que remetem muito mais a sanidade humana do que ao sobrenatural. 

   Horror em Gotas apresenta uma série de 30 contos (que podem ser lidos, caso queiram, um por mês, como um passatempo bem legal). Os contos apresentam desde histórias que horrorizam, a histórias que te deixam aterrorizado, e desde fatos sobrenaturais ao trato da sanidade mental humana. Os contos são todos independentes e podem ser lidos sem qualquer ordem, sem contar que, todos apresentam um dinamismo diferente e fatos também diferentes.

   Dentre todas as coisas que surpreendem no livro, a diferença entre os contos, e o modo como a autora passa por várias situações, é o que mais chama atenção. Com destaque para contos como O Reino da Morte, que conta sobre a vida de um Rei impiedoso que governava sozinho um reino negro, e O Homem Sem Rosto, que não apenas nos surpreende pela trama, mas pela escrita que lembra muito Edgar Allan Poe. 

Porém, a Morte consegue ser ainda mais impiedosa. Para alguns, Ela não é suficiente. Havia ainda um último e solitário resquício de amor no coração endurecido do Rei e a Morte. ardilosa, aproveitou-se disso. 

   
   Quanto a narração e a escrita, os contos apresentam, como dito anteriormente, tramas diferentes e isso interfere no tipo de narrativa, por exemplo, que ocorre no livro tanto em primeira pessoa, quanto em terceira. A escrita também consegue surpreender muito, pois é ora formal, ora informal, sem contar que Karen sabe surpreender muito no quesito "escrever", o dinamismo é incrível. 

   Por fim, deixo claro que foi um excelente passatempo (principalmente porque li acompanhado de American Horror Story) e que vale, sim, a pena ler Horror em Gotas, que possuí uma leitura fluida, leve e muito bem feita. Um livro muito indicado pra leitores que adoram uma boa dose (olha o trocadilho) de horror, terror e fatos instigantes. Eu, como fã de American Horror Story, adorei o livro e só tenho a dizer parabéns a nossa Edgar Allan Poe brasileira, que consegue ser breve e concentrar um efeito especifico e único em seus contos e que calcula cuidadosamente os sentimentos, ideias e ações. Recomendado! Comece 2016 com Horror em Gotas. 


Compre Horror em Gotas aqui.


9 Comentários

  1. Que resenha legal. Ultimamente to gostando de ler contos, mas confesso que terror não é um dos meus tipos preferidos de leitura. Mesmo assim você conseguiu me convencer a ler esse livro.

    www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terror também não me agradava, mas senti que precisava dele pra ser um leitor completo, mesmo que parcialmente. Adentrei fundo e a experiência tem sido agradável. :) Leia mesmo o livro, Davidson.

      Abraços!

      Pedro
      http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Confesso que odeio terror (seja filme, livro, peça, trem fantasma) porque sou muitooooooo medrosa com essas situações que eles apresentam.
    Mas a sua resenha está muito boa e, se eu não fosse medrosa do jeito que sou, já tinha ido comprar esse livro.
    Bj,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Pedro,

    Sua resenha está excelente como sempre. Para falar a verdade acho que nunca lerei esse livro, não pela autora que parece escrever muito bem, mas por ser de terror. Não gosto deste gênero, morro de medo. Quem sabe eu leia outros livros dela...

    Beijos
    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que não curte terror, leia Inverso, Lili. :)
      Você vai gostar muito.

      Abraços!

      Pedro
      http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Olá Pedro!
    Uau que livro legal! Logo chamou minha atenção. Com certeza lerei, pois achei muito interessante! Ainda mais se tratando de contos de terror. Adorei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrooo!! Gosto de livros de conto, mas apesar de ser um dos principais fatores que te fizeram amar o livro, não gosto de muitas distinções em livros de conto. Percebi que a temática se mantém no gênero, mas muda as estruturas e escritas como você mencionou, isso me incomoda muito, dando a impressão que foram escritos aleatoriamente e depois inseridos em um único livro.. acho que é minha mania por organização hauhua.
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna.
      Acredito que a distinção seja bacana, caso contrário vai ficar muito repetitivo e cansativo também. Escrevo contos e sei como é "isso". O importante é que a temática é apenas uma só. :)

      Obrigado pela visita.

      Bjoos!

      Excluir
  6. Adorei a resenha!
    Quero esse livro...ahaha.Amo contos de terror.
    Adorei.
    Abraços.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir