Título:  Escola de Vilões
Autora: Jen Calonita
Edição: 1
Editora: Única
Ano: 2015
Páginas: 192
Será que um vilão pode se recuperar? Gilly não se considera exatamente uma garota má... Porém, quando se tem cinco irmãos e irmãs mais novos, é preciso ser criativo para ajudar nas despesas. Ela é uma ladra muito boa, e disso tem certeza e pode se gabar. Até ser pega. Depois de roubar uma presilha, é sentenciada a passar três meses no Reformatório de Contos de Fadas – no qual os professores são aqueles antigos vilões que já conhecemos, como o grande Lobo Mau e a malvada Madrasta da Cinderela. Quando, porém, ela faz amizade com alguns estudantes, como Jax e Kayla, aprende que esse reformatório vai muito além de sua missão heroica. Há uma batalha ganhando forma e Gilly precisa descobrir: os vilões podem realmente mudar? Descubra o Lado B dos contos de fadas.


Classificação:

   Gilly não é uma garota má, não de verdade, no entanto, aos olhos das pessoas de Encantadópolis ela, além de má, é uma ladrazinha. A menina, de apenas 13 anos, não rouba por diversão ou maldade, mas por questão de sobrevivência, visto que desde que as fadas madrinhas começaram a fazer sapatinhos de cristal para as princesas — trabalho que era de seu pai, o sapateiro da vila , as coisas têm sido muito difíceis. 

   Contudo, isso não muda a personalidade de Gillian. Apesar de odiar os nobres, com razão, ela é uma garotinha muito feliz com o pouco que tem, e vive a vida roubando e, raramente, indo a escola. Mesmo que seus pais, nem seus inúmeros irmãos, não aprovam sua atitude de roubar, ela tenta ajudar a família como pode, roubando aqui e ali algumas coisas de quem não precisa tanto assim, afinal aquelas princesas, padres, os nobres em geral, já têm tudo. Poderá lhes fazer falta um cordão ou uma pequena presilha de ouro?

   Quando, porém, é pega roubando pela terceira vez, não há escapatória, não há solução. Ela terá que ir ao Reformatório de Contos de Fadas, ou Escola de Vilões, em seu sentido popular. Na escola de vilões, os professores são antigos vilões, que se dizem "reformados", como: o Lobo Mau (Professor Xavier Lobão), a Rainha Má (Professora Harlow) e a Madrasta da Cinderela (Diretora Flora). Já no reformatório, Gilly acaba por criar alguns laços de amizades, com amigos que poderão ajudá-la nesse lugar muito comprometedor, onde os vilões podem revelar o pior de si mesmos.
   Gilly, de inicio, se surpreende com o Reformatório de Contos de Fadas, principalmente por fugir de tudo aquilo que ela pensou ou ouviu falar. Mas isso não dura muito, logo coisas muito estranhas começam a acontecer. O mal parece estar a caminho e algumas perguntas pairam no ar, como: será que vilões podem fazer o trabalho destinado aos heróis? E, sobretudo:
   

   Quando soube, ano passado, que a Única iria lançar "Flunked", título de Escola de Vilões em inglês, fiquei muito animado, pois, assim como a maioria das pessoas, gosto muito dessas releituras atuais de contos de fadas. Contudo, sabia que iria gostar da história, assim como amei a capa, só não esperava que iria me surpreender tanto com a trama. Jen Calonita tem uma escrita muito boa e foi muito fiel ao gênero (conto de fadas).

   O livro é narrado em primeira pessoa, por Gilly, e isso foi um ponto inteiramente positivo, visto que ficamos cientes dos reais sentimentos e ações da personagem principal. Uma coisa muito bacana, que percebi no livro, foi o seguinte: Jen é autora de chick-lit — geralmente caracterizados pela presença de uma "heroína", mulher forte, vibrante, batalhadora, onde as histórias são sempre muito engraçadas e remetem muito a vida da mulher — e percebi muito a presença de sua essência em Escola de Vilões, principalmente nas atitudes e desaventuras de Gillian, ou seja, esse livro além de inovador, não irá agradar apenas os fãs de contos de fadas, mas também os de chick-lit

   No que se refere as críticas, bem, só tenho a dizer uma coisa: o livro poderia ter sido melhor desenvolvido, não que tenha sido "mal explicado", não foi isso, mas o que está em 192 páginas, poderia estar em 300 ou 400 que não iria desagradar nem um pouco, visto que a autora sabe ser muito competente no seu trabalho. Fora isso, o livro é muito leve e simples, mas com uma história encantadora. Um típico contos de fadas — ainda que, por apresentar inovações, não seja tão típico assim.
  

   Quanto a edição, como sempre, a Única Editora está de parabéns. Com uma adaptação espetacular da capa original  — que na minha opinião ficou melhor em todos os sentidos, até no título, já que o livro nos Estados Unidos chama-se "Reformatório de Contos de Fadas: Reprovada", que não combinou nem um pouco com o livro. Já "Escola de Vilões" ficou um título incrível. O design interno também ficou muito caprichado, com belas fontes e com ótimo espaçamento, e com alguns, poucos, erros de revisão, mas nada que comprometa a qualidade. 

   Por fim, repito que Escola de Vilões é um excelente livro e que merece, sem dúvidas, fazer parte da sua estante. Um conto de fadas inovador e muito eletrizante, impossível não gostar. O livro pode não ser maravilhoso, mas é um excelente "passatempo". Dê uma chance e tenha-o em sua estante. Garanto que não irá se arrepender. Fica a dica! 

#EscolaDeVilões Quando Gilly é pega roubando pela terceira vez, não há escapatória, não há solução. Ela terá que ir ao Reformatório de Contos de Fadas, ou Escola de Vilões, em seu sentido popular. No Reformatório os professores são antigos vilões, que se dizem "reformados", como: o Lobo Mau (Professor Xavier Lobão), a Rainha Má (Professora Harlow) e a Madrasta da Cinderela (Diretora Flora). No reformatório, Gilly acaba por criar alguns laços de amizades, com amigos que poderão ajudá-la nesse lugar muito comprometedor, onde os vilões podem revelar o pior de si mesmos.  Gilly, de inicio, se surpreende com o Reformatório de Contos de Fadas, principalmente por fugir de tudo aquilo que ela pensou ou ouviu falar. Mas isso não dura muito, logo coisas muito estranhas começam a acontecer. O mal parece estar a caminho e algumas perguntas pairam no ar, como: será que vilões podem fazer o trabalho destinado aos heróis? E, sobretudo: será que um vilão pode se recuperar? 👸💀 #JenCalonita #DicaLiterária #Fantasia #ContosDeFadas #Releitura #Flunked #Book #ÚnicaEditora
Uma foto publicada por Um Menino Leitor (@ummeninoleitor) em


30 Comentários

  1. Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ameiii. E amei seu blog tbm. É muito lindo!
    Caso se interesse, segue o meu: http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado, Mirelle. :)
      Já estou seguindo o seu!
      Abraços!

      Excluir
  3. Eu sou a louca da releitura de contos de fadas kkk já quero esse livro mais que tudo!

    Amei sua resenha e amei o seu blog, estou seguindo!

    beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Muitos estão "loucos" por Escola de Vilões!

      É, realmente, um ótimo livro. Obrigado pelos elogios!

      Bjos.

      Excluir
  4. Olá :) Amei a sua resenha! *-* Faz poucos dias que li esse livro, o assunto desperta meu interesse, pois adoro ler versões diferente de "Contos de Fadas". *-* A sua opinião está semelhante a minha. :D Gostei da história, entretanto, o desenvolvimento deveria ter sido melhor. :) (Sinta-se a vontade para visitar meu blog quando puder e quiser. ;) *-*) Sucesso!! :) Abraço! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Oi, Gaby. Obrigado, também amei a sua, principalmente por nossas opiniões terem ficado bem próximas. Esse livro foi mesmo uma grata surpresa. Também adoro essas releituras atuais de contos de fadas.

      Visitei seu blog e já o sigo. Obrigado pelo comentário!

      Bjos.

      Excluir
  5. Curti muito a dica!! *_*

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que interessante. Não conhecia, mas adorei
    Parabéns pela resenha!

    ^^
    http://coolturalblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a louca das releituras e há tempos estou namorando esse livro. Gostei bastante da sua resenha, só me deu mais vontade ainda de ler!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Pedrim!
    Hoje tive o prazer em conhecer o seu blog. Show!
    Adorei a resenha deste livro e fiquei muito curiosa em saber como um furto de prisilhas, pode gerar tudo isso.
    Confesso que, o gênero não é meu estilo. Mas, fiquei curiosa!
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que legal, gostei bastante da resenha. Vou pesquisar mais

    Abraços...
    http://comum-dois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoreiii! Desde que esse livro lançou que a capa me chamou atenção, mas não tinha a mínima noção do que realmente falava. Me limitei a ler a sinopse e eu adorei. Imagine agr q li sua resenha... Ótimo post ❤️
    Blog Menina da Livraria


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. :)
      Leia mesmo, vale muito a pena.

      Abraços!

      Pedro
      http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

      Excluir
  11. Oiii ti marquei em uma TAG passa lá pra conferir e fazer também http://naoconseguiparardeler.blogspot.com.br/2016/01/tag-frases-de-mae.html

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  12. Vim conhecer seu blog e adorei essa dica, achei interessante o livro logo de cara, já que adoro um bom vilão.
    Seu blog é lindo,parabéns!

    http://www.entreeles.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas já quero ele pra ontem. Gostei muito dessa Escola de Vilões e, assim como vocês, gosto muito de releituras, acho o máximo!
    A capa é linda!

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Pedro!
    Não conhecia o livro e achei a premissa bem divertida. Daria uma chance se caísse nas migas mãos. Só fiquei com um pé atrás pelo seu comentário sobre os chick-lits já que é um gênero que eu nao curto.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nunca ouvi falar desse livro. Adorei a resenha e fiquei super curiosa para saber mais sobre ele. Vou procurar aqui

    Bjuu!

    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Nunca ouvi falar desse livro. Adorei a resenha e fiquei super curiosa para saber mais sobre ele. Vou procurar aqui

    Bjuu!

    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Pedro, tudo bem?
    Amei conhecer o seu blog! Já conhecia seu insta, e adorei aqui também!
    Gente, esse livro parece ser uma gracinhaaaa *--* Mas que pena que tem tão poucas páginas. Pelo que você disse a história tem várias "vertentes" por assim dizer, e poderia ser um livro com mais páginas. Mesmo assim, quando eu tiver a oportunidade, vou conferir *-*

    Um beijo,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiee, tudo bem?
    Confesso que cheguei até seu blog porque precisava de um resumo de filme para um trabalho de escola, mas quando vi esse layout, já fiquei curiosa para ver o resto do blog.
    Adorei suas resenhas e seu modo de escrever!!! Meus sinceros parabéns pelo blog que você construiu.
    Eu mesma tenho um blog (vai lá dar uma olhada: http://blog-recanto-literario.blogspot.com.br/) há bastante tempo e sei como pode ser difícil ter ideias para postagens, resenhas, indicações e tudo o mais.
    Enfim, só queria dizer que realmente gostei do "Um Menino Leitor" e perguntar se não estaria interessado em uma parceria com meu blog. Caso sim, entre em contato pelo e-mail: lauragsilveira@outlook.com
    PS: não falei tudo isso só para você fechar a parceria. Realmente gostei muuito do seu blog.
    Beijos,
    Parabéns pelo blog,
    Laura G
    Escritora do Recanto Literário

    ResponderExcluir
  19. Oi, Pedro!
    Eu não conhecia o livro, mas achei o enredo maravilhoso. Apesar de não ter lido, pelo que você disse 192 páginas realmente é muito pouco, com esse enredo dava pra fazer um livro maior, mas só lendo mesmo pra saber se deixou a desejar ou não. rs
    Adorei sua resenha. ^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Também adoro essas releituras, e não conhecia esse livro. Achei a capa maravilhosa, simplesmente amei, e com certeza já tem um lugar na minha lista. Foi uma pena o fato de ter apenas 192. Mesmo assim, parece ser uma obra que irá me agradar bastante.
    Amei a resenha!
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Pedro. Eu quero muito ler esse livro mas como não curto muito o gênero, fico sempre com o pé atrás para começar. Mas sabendo que você gostou tanto, eu adoraria dar uma chance e ler o livro.
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  22. Olá, Pedro.

    Sou apaixonada por releituras e não conhecia esta obra, mas sem dúvida daria boas gargalhadas com ela.
    A arte de capa está simplesmente linda, fez uma ótima resenha menino leitor.

    Beijos e ótima semana.
    http://cabinedeleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Pedro, tudo bem?

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, o titulo e a capa me chama muito atenção, que pena poderia ter sudo melhor desenvolvido, mas ainda assim tenho bastante curiosidade.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  24. Oi Pedro, tudo bem?
    Nossa, não conhecia esse livro, amo releituras dos contos de fadas, e me apaixonei com a premissa desse! Com certeza já quero! Sua resenha ficou maravilhosa, e as fotos, lindas, parabéns!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    Participe do SORTEIO DE 1 ANO do Blog!

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha. Adorei o Blog. Parabéns. :)

    ResponderExcluir