Atenção: Este post pertence, primeiro e originalmente, ao blog Palácio de Livros, onde sou colunista e resenhista.

A distopia tem se tornado uma tendencia presente em muitas ficções e vem ganhando um espaço cada vez maior e mais notório, tanto em forma de livros, quanto na forma de filmes. Sendo um pensamento desenvolvido a décadas atrás, a distopia, após um período de "sumiço", voltou ao mercado renovada e ligada mais ao público jovem. Sendo meu gênero preferido (já li mais de 80), decidi por fazer uma colocação na coluna TOP 5 sobre as 5 melhores séries distópicas das quais tive contato. Confira abaixo e me dê (nos comentários) sua opinião. 


1- DIVERGENTE, VERONICA ROTH.
Sim, eu sei que possivelmente muitos quererão me matar porque não considero "Jogos Vorazes" como a melhor série distópica. Infelizmente é cada um com seus conceitos e opinião. Divergente foi umas das primeiras distopias que tive contato e acabei por gostar muito de toda a trama. Lembro que li todos os livros em pouco menos de duas semanas. A realidade é que, apesar de tudo, tem uma trama muito boa, instigante, eletrizante e com críticas na medida certa. De todas as distopias, essa me envolveu de uma forma única, e seria impossível eu não idolatrá-la até a morte. A escrita da autora, os personagens, os fatos, a inteligência em que foi feita, foi realmente muito estonteante. Inclusive tem uma incrível resenha da Gabi, do primeiro livro, aqui no blog. Clique aqui e confira.

2 - JOGOS VORAZES, SUZANNE COLLINS.
Jogos Vorazes não poderia faltar nessa lista, obviamente! Contudo, apesar de não considerar a melhor série distópica que já li, considero-a como a mais inteligente e de estrutura bem elaborada. Falhou apenas na construção da heroína e em outros pontos básicos e/ou irrelevantes que não tem sentido eu falar aqui. Tem uma excelente escrita, ótimos fatos e críticas bem construtivas e reais. De certo ponto de vista, é notório o porque de ser a distopia mais entronizada do planeta. Apesar de tudo, é um bom livro. A Gabi também resenhou o primeiro livro aqui, confira!

3 - LEGEND, MARIE LU.
Outro lacre! Legend é uma das distopias atuais mais originais que eu já li. Verdade, ela é inteiramente original, além de conter uma trama recheada de surpresas, boas emoções, boas críticas e com personagens inteiramente cativantes. A série aborda, dentre todas as distopias que li, uma realidade bem mais próxima de nós e de nossos sentimentos e ações. Apesar de ser pouco conhecida, é uma excelente distopia. Vale a pena ler, caso ainda não tenha feito isso.

4 - O TESTE, JOELLE CHARBONNEAU.
Muitos falam que essa série é um misto de Jogos Vorazes e Divergente, eu não deixo de concordar em certos pontos. Contudo, apesar das aparências, acho O Teste uma série original na medida certa (visto que hoje em dia os clichês são impossíveis). É uma trilogia realmente memorável, instigante e muito bem feita. O que mais chama atenção, em tudo, são os fatos, a forma como eles foram feitos para nos prender na narrativa. Pecou em alguns pontos, mas continua sendo maravilhosa. Uma ótima dica para quem busca distopias centralizadas, simples, ou que remetam levemente a Jogos Vorazes e Divergente. E, sim, Gabi também resenhou ela aqui (pelo visto ela gosta de distopias também ❤). Confira a resenha do primeiro livro aqui.

5 - DELÍRIO, LAUREN OLIVER.
Outra série muito original. Eu realmente amei Delírio, e esse é um dos motivos que a fazem estar nesse TOP 5. Tá certo que pecou em muitos pontos (como o final), mas ainda assim, acho que a trama em si valeu por tudo. De todas as distopias, essa é a de melhor ação e mais eletrizante que li. Tem uma trama bem original, impensável, cheia de muita ação, aventura e suspense. Me surpreendeu de uma forma única! Confira a resenha do primeiro livro aqui.


E vocês, o que acharam? Quais séries distópicas são suas preferidas? 
Conte-me sobre seu próprio top 5!


9 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Li apenas o primeiro Legend, mas já quero o restante. É realmente uma distopia fantástica! Li também Divergente.

    Abraços
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Só eu que não gosto de Divergente!? Ahuahuahuahuahau
    Amo Jogos Vorazes e com certeza será minha preferida forever, quero muito ler Legend e O Teste é muito bom.

    Abraços, www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pedro,que post bacana!
    Amo distopias. Curti muito "Divergente" e "Legend" é minha favorita...
    Não conhecia "Delírio" e já quero!
    Adorei.Abraços.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pedro!
    Eu AMO distopias! Também é o meu gênero favorito *-* Fico muito feliz que a distopia esteja ganhando mais espaço! Até nos filmes haha Amo THG, Legend e Divergente <3 Quero muito ler O Teste e Delírio. Ótimo post!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Pedro, concordo plenamente com você na escolha das quatro primeiras. Não posso falar da série Delírio, porque ainda não li. Mas já comprei... eba! Agora com seu post vou passá-la para o início da fila...

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu andei me apaixonando por distopias há alguns anos atrás, é de fato um gênero muito interessante, e pra quem é como eu que já amava ação, aventura, ficção, o gênero distópico se tornou de longe o meu favorito para livros.
    Pra mim a melhor série distópica é Jogos Vorazes, Divergente em segundo lugar. Quando li o primeiro livro de Divergente, fiquei louca com a história, li o livro em dois dias se não me engano, e após o primeiro livro, achei que Divergente tomaria o trono de JV, mas achei que no último livro ele perde um pouco o ritmo, e mesmo com as surpresas do final achei que faltou algo mais durante o livro.
    Estou louca para ler Delírio, já esta na minha lista de leitura há um tempão.
    Amei o post! Beijos!
    https://eusuponho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Fico impressionado ao ver tantas séries e distopias bacanas e não me interessar pela temática.
    Queria muito gostar desse tipo de leitura. Mas prefiro livros independentes, sempre.

    Adorei a lista, sua escrita, seu blog e as dicas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Divergente e Jogos Vorazes eu só assisto, nada de ler kkkkkkkkkkk!! Legend quero muito ler!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir