Título:  Destinado
Autora: Carina Rissi
Edição: 1
Editora: Verus Editora
Ano: 2015
Páginas: 462
A aguardada continuação da série best-seller Perdida conta um novo capítulo da história de amor de Ian e Sofia pela perspectiva do cavalheiro que conquista corações por onde passa. Ian Clarke é um homem de sorte e sabe muito bem disso. Ele encontrou a felicidade que tanto almejava ao lado de sua amada (e complicada) Sofia. Não que tenha sido fácil — mas o que é simples quando o assunto é sua esposa? O destino tem sido gentil, e por essa razão Ian se esforça tanto para ser um bom marido, um bom pai, um bom irmão. Entretanto sua felicidade começa a ruir no baile de aniversário de sua irmã, Elisa. Ian assiste, impotente, enquanto sua vida perfeita se transforma em uma terrível catástrofe. A noite é desastrosa, e Elisa, a menina que ele jurou proteger, se torna alvo de um escândalo. Mas o pior ainda está por vir. Um assunto do passado, um pesadelo que há muito o persegue, retorna para assombrá-lo. Aterrorizado com a possibilidade de perder Sofia outra vez, Ian segue seu coração na tentativa de proteger a mulher que ama, sem se importar com as consequências. Ele só não suspeitava de que o preço a pagar seria tão alto...


Classificação:

   Quando eu imaginei que Carina Rissi não poderia me surpreender mais, e que não havia mais nada que pudesse ser inventado na série Perdida (que já conta com Perdida, Encontrada e Destinado), ela me aparece com a história do Ian. E, cá entre nós, eu já deixei bem claro meu ponto de vista sobre séries que expõem os dois lados da história. Acho realmente necessário e incrível quando nós, leitores, somos agraciados com uma nova história, assim como Destinado, que é narrado por outra pessoa, que não seja a protagonista, mas que tem sua importância salientada desde o início. 

   Em Destinado, somos levados, através da ótica do Ian, a seus pensamentos. E, cara, isso é incrível. Confesso que adoro a Sofia (e ainda é minha preferida!), mas foi muito incrível saber de tudo pelos olhos do Ian. Apesar de ser uma nova história, Ian tem muitos flashbacks (memórias secretas, como diz o subtítulo) e isso nos leva a seu ponto de vista de coisas que aconteceram em Perdida e Encontrada, o que deixa a trama ainda mais dinâmica e fluida.

   O livro inicia mostrando Ian vendendo um de seus cavalos (o que reforça seu amor pelo animal), e ele acaba por presenciar uma cena onde um dos cavalos é maltratado por seu dono. Revoltado, o galã do século XIX resolve comprar o animal, cuidar dele e não vender a égua que ele estava disposto, até então, a vender ao vizinho.

   Contudo, a cena do cavalo é somente introdutória a obra. O fato realmente condutor do livro, está no aniversário de dezessete anos de Elisa, irmã do narrador, onde o pior pesadelo de Ian começou a tomar forma.  Resumindo, no começo do livro, que se passa poucos meses depois dos relatos de Encontrada, segundo livro da série, temos os relatos sobre a vida na fazenda, os preparativos do aniversário de Elisa, a relação da família e as típicas desventuras de Sofia. Até que um fato totalmente improvável acontece, e é ele, somado a outras desventuras, que acabam por conduzir a trama que, como típico da Carina Rissi, é recheada de mistérios, segredos, revelações e pontos de reviravoltas. É realmente incrível a forma como ela estrutura suas histórias — quem já leu um de seus best-sellers, certamente já sabe o que esperar. 


   
   Os personagens do livro também são um ponto muito forte. Carina tem a mania de fazer ótimos personagens, daqueles que parecem tão reais que você se sente amigo deles. Eu, particularmente, adoro quando isso acontece. Em Destinado, o destaque, claro, é Ian. A Sofia todo mundo já conhece (até demais!), mas os pensamentos de Ian sempre foram meio escondidos, nublados pelos da protagonista principal. Mas agora isso acabou, e passamos a conhecer o Ian por completo, e passamos a gostar ainda mais desse casal tão improvável, mas que acabaram por provar que o amor rompe qualquer barreira — até mesmo o tempo. 

   A narração segue sempre pela visão do Ian e sempre em primeira pessoa, o que favorece a boa compreensão e a boa construção, claro.  A narração flui com dificuldade no início, até que nos acostumemos com o Ian, mas depois começa, no sentido popular, “a pegar fogo”. Até porque Carina sabe como fazer um leitor dormir 3:00 hrs da madrugada. Quanto à escrita da Carina, nem preciso falar...

   Quanto às críticas, tenho que ser sincero. O livro é bom, mas poderia ser menor. Não que eu me incomode com livros grandes, mas alguns pedaços foram relativamente extensos, sem necessidade. O que parece, mesmo que eu saiba que não seja isso, é que a autora estava enchendo linguiça.  Como escritor, eu sei que às vezes temos essa necessidade de falar demais, então é justificável, porém desnecessário. Fora esse pequeno delito, nada mais a relatar.

   Por fim, deixo claro que quem já curte Carina Rissi e/ou já conhece a série Perdida vai gostar demais de Destinado. Em suma, é um livro singular, interessante e que tem uma trama bem real, inovadora e leve. Possui uma atmosfera bem próxima dos outros livros da série. 
   A edição da Verus Editora está de cair o queixo. Dentre todos da série, esse possuí a capa mais bonita (e a edição, em si, também). Não encontrei nenhum erro de revisão — o que já é um ponto positivo. Então, é isso, galera. Leiam Destinado! Para terminar, a frase de sempre: Carina Rissi conseguiu, mais uma vez, me envolver do início ao fim e me pergunto se, algum dia, ela não irá conseguir.


11 Comentários

  1. Oi, Pedro! Tudo legal?

    Cara, eu nunca li algum livro da Carina Ricci... sério! :D
    Mas, confesso, estou em débito comigo mesmo, pretendo ler em breve! :D

    Abraços!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Pedro,

    Não canso de dizer que a Carina Rissi é minha escritora brasileira favorita. Achei Sofia hilária e não vejo a hora de conhecer Ian mais profundamente. Arrasou na resenha, como sempre ; )

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E ai Pedro!? Lá vou eu dizer que nunca li nada da Carina hahahah, mas gostei bastante da resenha e você colocou bem os pontos positivos do livro.

    Abraços, www.meninoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Pedroooo!! Li essa série em 3 dias! Em Destinado, Ian se aproxima muito mais de um homem de seu tempo do que o narrado por Sofia, isso porque conhecemos, as memórias secretas dele, isso é muito bacana, assim como a narrativa dos acontecimentos em tempo real. Os personagens são ótimos. O que não gostei, foi o cume do livro, o mistério no qual gira toda a estória, achei um pouco equivocada, esperava uma motivação mais real, achei simplória, sabe? Não sei explicar sem dar spoliers kkkk. Mas tudo aquilo, por apenas aquilo, entende? Acho que merecia um cuidado maior. No mais eu amei, fora a deixa do final, né?
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrim, eu amo/adoro a Carina Rissi. Ainda não li este livro, eu tenho ele desde o lançamento e ainda não encarei! Hahahahha
    http://quetal-carol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Li os 2 primeiros e são incríveis pra mim ela é até agora a melhor autora nacional.

    ResponderExcluir
  7. Li os 2 primeiros e são incríveis pra mim ela é até agora a melhor autora nacional.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu ainda não nenhum livro da carina. Mas resenhas que nem a sua me fazem pensar que estou perdendo meu tempo. Amei sua resenha e é sempre óimo saber que a série continua boa.

    Bj :)

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo fala muito bem desse livro e dessa autora. Muito feliz de uma obra e autora nacionais estarem fazendo tanto sucesso.
    Curti sua resenha. Me convenceu.
    Abraço.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Pedro!
    Ahhh preciso ler essa coleção! Parece ser muito interessante e essas capas lindas *-* Fico feliz que seja de uma brasileira e tão amada! Preciso ler! Amei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Pedro!
    Adoro romances de época mas nunca tinha dado crédito para essa série!
    Já anotei a dica... Parabéns pela belíssima escrita!

    :)

    ResponderExcluir