Hoje em dia nos deparamos com os famosos livros distópicos. Mas poucos conhecem e poucos sabem o que é Distopia. Então fiz esse post para que quem não conhece a partir de agora passe a conhece-lo. 
   Distopia é um gênero onde a história retrata um mundo normalmente futurístico onde as pessoas são oprimidas pelo governo, estão em meio a uma guerra ou crise mundial. Esse tipo de livro costuma ter sempre grupos rebeldes e revoluções (onde normalmente o protagonista é o líder). Exemplos de livros assim são: Jogos Vorazes, Battle Royale, 1984, Feios, Divergente, Fahrenheit 451, Delírio e A Seleção. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem às cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações. Sendo diretamente ligada ao gênero de ficção, a distopia irá fazer você conhecer um futuro bastante sombrio.
  Na Distopia, você irá encontrar entre os diálogos, pensamentos do narrador o que fará você sentir como se fosse o próprio narrador do livro. São livros em que você se perde por horas porquê a aventura e a ação são bastantes vivas fazendo o leitor se apegar cada vez mais ao gênero. 
  A literatura distópica também pode representar um regime utópico que na prática destoa da teoria. As comunidades regidas pela distopia normalmente apresentam governos totalitários, ditatoriais, os quais exercem um poder tirânico e um domínio ilimitado sobre o grupo social. A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente se refere a um futuro imaginado ou a um mundo paralelo no qual a distopia foi engendrada pela ação ou falta de ação humana, por um mau comportamento ou por ignorância.
   Como uma distopia se passa tipicamente no futuro, normalmente há uma tecnologia mais avançada do que a que existe no presente. As Distopias são em grande maioria bastantes agradáveis e prendem bastante os leitores. Geralmente agrada mais ao público jovem e quase sempre apresentam uma relação afetiva entre dois jovens a fim de trazer isso a uma realidade diferente. O que torna a Distopia diferente é justamente o fato de você não saber o que pode acontecer. Na maioria das distopias há um romance entre dois jovens que são sempre os heróis do livro.


Veja agora algumas dicas distópicas. Sugiro que para saber mais dos livros, leia resenhas sobre eles.



Deixe um comentário