Título: A 5º Onda
Autor: Rick Yancey
Edição: 1
Editora: Fundamento
Ano: 2013
Páginas: 368


Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.


Classificação:

   Muitos consideram esse livro "fantástico", "perfeito" e outros elogios por vezes exagerados. De um certo ponto de vista, eu gostei muito do livro, ele realmente é uma ótima distopia, mas alguns fatores fizeram com que ele passasse um pouco longe do "maravilhoso" (mas, entenda que a leitura, ainda assim, vale muito a pena). Não estou dizendo que o livro é ruim, vamos com calma, só disse que não é algo que possamos dizer que é "arrasador". É claro, e óbvio, que o livro vai ser "lacrador" pra muita gente, principalmente pra pessoas que ainda não adentraram totalmente na distopia. O motivo de A 5º Onda não ter sido tão especial pra mim, é porque eu já estudo muito as distopia, então, dificilmente algo vai me surpreender totalmente. Contudo, A 5º Onda é um ótimo livro, representa muito bem o gênero (tanto é que vai virar filme em breve).

   Em A 5º Onda temos a história focada principalmente em Cassie, uma garota que vive, até então, sozinha com a esperança de encontrar seu irmão. A trama acontece em um presente, onde Cassie, de inicio, conta como tudo aconteceu no passado para que o presente pudesse estar daquele jeito, ou seja, o começo do livro não é de forma linear, já que as coisas vão e vem, presente e passado, para que o leitor compreenda a trama, antes da mesma, de fato, começar. 

   Logo no início Cassie, a protagonista, nos conta o que aconteceu no mundo até o momento atual. Quatro ondas já vieram, a primeira desligou todos os aparelhos eletrônicos, a segunda foi um tsunami gigantesco, a terceira foi uma doença terrível e a quarta é um pouco difícil de explicar, porém basta dizer que os humanos estavam matando uns aos outros. Cassie não sabe qual será a quinta onda, mas tem certeza que ela está para chegar e acabar com os humanos restantes. O problema é que a protagonista nem sabe se há algum humano vivo além dela.


#Resenha 📖 Livro: A 5° Onda Editora: Fundamento @ed_fundamento Páginas: 384 Ano: 2013 - Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar. - Opinião: A 5º Onda, uma distopia pós-apocalíptica com uma mistura de YA Contemporâneo, Ficção Científica e Drama, nos leva a conhecer a vida, em especial, de Cassie. A personagem principal, que narra boa parte do livro, é em termos, bastante incrível e consegue nos fazer lembrar da personalidade forte e vibrante de heroínas como Katniss e Tris. O livro é bastante original, dada as circunstância de seu gênero e tem um começo arrastado e com muita informação, mas após o que eu acho que foi: "deixa eu explicar logo tudo no começo", o autor passou a levar a história com mais calma e passei a viciar na leitura, portanto, apesar do começo chato, não desistam do livro, ele é incrível. A narração é ainda melhor que a trama, visto que temos a Cassie, narrando sua sobrevivência em meio a invasão alienígena, Evan que é outro narrador que não entro em detalhes devido aos spoilers - mas já digo que ele é peça chave no desenrolar - e Ben, que é um soldado. Devido a esse número de narradores é possível que compreendamos mais a situação e passamos ainda mais a sentir e vivenciar a história. A 5º Onda é um distópico incrível, com bastante ação, aventura, desenrolar de fatos instigante e com uma "queda das cortinas" e "reviravolta" incrível. - Nota: ⭐⭐⭐⭐
Uma foto publicada por Um Menino Leitor | Blog ⚓ (@ummeninoleitor) em

   
  A história é narrada da perspectiva de vários personagens, alguns consideram isso um ponto negativo, já eu super adorei esses vários pontos de vistas, porque favorecem a compreensão da trama e do que o autor está querendo passar. Os personagens têm personalidades muito distintas com objetivos diferentes e é interessante compreender como cada um reagiu à invasão. Meu predileto foi Evan, que não posso contar exatamente quem é, mas me surpreendeu mais e mais a cada página.

   É muito difícil falar da trama do livro sem de fato entrega-la, mas eu garanto que a história em si é bastante única e bem satisfatória, gostei do modo como a história foi levada, deixando-me ansioso pela continuação. A sinopse não ajuda muito, pois está longe de expressar o quanto a história é bacana e elétrica, então não se deixe levar por esse fator. 

   O motivo pelo qual não considerei A 5º Onda como um livro maravilhoso foi pelo fato do início ser leve, arrastado e cansativo. É percebível que isso foi proposital, pois no inicio o autor queria primeiro esclarecer tudo, para depois começar a história que tinha pensado em sua mente, trazendo uma enxurrada de informações logo nas 50 primeiras páginas, o que é de fato desconcertante. Apesar do início arrastado, após toda a "introdução", a história começa a "pegar fogo" e você já começa a gostar do livro e curtir a protagonista, que é de fato muito interessante por sua personalidade forte. 

   A edição ficou muito linda e vale a pena ter esse livro em sua estante. Espero que tenha ficado claro que eu gostei do livro, mas que eu não poderia mentir dizendo que ele é maravilhoso, porque ele é de fato bom, mas não algo como "Divergente" e "Jogos Vorazes". A 5º Onda é uma ficção científica eletrizante, com uma trama única e bastante desenvolvida, que apesar das pequenas falhas, é um livro super recomendado, pois os pontos positivos, em parte, sobressaem os negativos. 


Um Comentário

  1. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir